segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Rodadas de Poemas com Décio Pignatari




De Décio Pignatari 
Beba coca-cola





Décio Pignatari 

Publicitário, teórico da comunicação e escritor paulista (20/8/1927-). Um dos fundadores, ao lado dos irmãos Haroldo de Campos e Augusto de Campos, da literatura concreta nos anos 50. Nasce em Jundiaí e vive em Osasco, próximo à capital paulista, até a adolescência. Estuda direito na Universidade de São Paulo (USP) nos anos 40.
Começa as primeiras experiências poéticas no final dessa década e, em 1952, cria com os irmãos Campos o grupo Noigandres, núcleo que dá origem à literatura concreta. Em 1956 inicia uma bem-sucedida carreira de publicitário, chegando a ter a própria agência.
Dedica-se ao estudo da teoria da comunicação e dá aulas na Escola Superior de Desenho Industrial, no Rio de Janeiro, e na PUC, em São Paulo. Em seguida torna-se professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e passa a colaborar ativamente em jornais, revistas, TV e rádio.
 Polêmico e irreverente, reúne seus textos teóricos em livros como Informação, Linguagem, Comunicação (1968), Contracomunicação (1972) e Semiótica e Literatura (1974). O Rosto da Memória (1986) e Panteros (1992) são suas obras mais recentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".