Sobre o projeto



  Aquele Poema no Programa Aprovado

Programa Aprovado - Rede Bahia (13/10/2012)
Apresentação: Jackson Costa
Participação especial: Manuca Almeida

Eufonia na escola apresenta: Aquele Poema



Programa da Rádio Universitária da UNEB
O Eufonia na Escola apresenta: O projeto "Aquele Poema"
Professora: Gerlane Fernandes
Escola Municipal Joca de Souza Oliveira
Juazeiro- BA

Eufonia na escola: http://www.webtvjuazeiro.uneb.br/?page_id=59



Aquele Poema


O projeto: “Aquele Poema” objetiva, sensibilizar a todos que de forma direta ou indireta participam do projeto, de modo que o gênero poema seja trabalhado dando ênfase a sua real função que é o de encantar e sensibilizar a quem ouve e quem lê. Dessa forma o projeto se alia as TICs - tecnologias da informação e comunicação e transcende aos espaços de sala de aula para verdadeiramente sensibilizar, incentivando e proporcionando momentos de leitura de poemas por prazer, que claro imbuído a isso o aluno desenvolverá as competências de leitura, oralidade, escrita, e compreensão leitora.
 O projeto está sendo desenvolvido pela professora Gerlane Fernandes nas turmas de Ensino Fundamental 4º ano vespertino e EJA IIIª etapa noturno da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira em Juazeiro-BA – Brasil.
 As atividades desenvolvidas com o projeto são diversificadas, considerando o segmento e nível das turmas envolvidas. Diariamente são realizadas rodadas de poemas, os alunos realizam leituras e declamam poemas de grandes poetas, ilustram e narram seus poemas na tentativa de concretizá-los, e entre versos, estrofes, som e imagem tem-se um produto final com a produção de um vídeo que o intitulamos de curta-poema, acreditando que dessa forma sensibilizaremos um público maior e disseminaremos a poesia. Oficinas para produção do gênero em diferentes linguagens por meio da escrita e da imagem também são realizadas.

 Outra ação do projeto é o envio diário de torpedos SMS, e-mails e postagens de fragmentos de poemas em redes sociais como o Facebook, sempre finalizando com o endereço eletrônico do blog doprojeto que foi publicado durante uma aula. A ideia é que as pessoas que receberem os fragmentos sintam-se sensibilizados, motivados e convidados a ler o restante do poema na íntegra no blog http://aquele-poema.blogspot.com.br/ formando uma grande corrente poética.
 Intercâmbios poéticos com poetas de várias regiões são realizados na tentativa de aproximar a figura do poeta ao leitor (aluno), com depoimentos que os incentivam a ler e buscar cada vez mais, com os exemplos vivos e possibilidades da leitura.
 Nessa perspectiva o projeto Aquele Poema aliado as TICs vem contribuindo de forma significativa para fazer da escola, a escola dos sentidos, da poesia, da emoção, mostrando que a poesia não só resistiu à tecnologia como a utiliza a seu favor.

Postado também em Voar na Poesia 




Um comentário:

  1. Eu preciso completar o ABC do Nordeste. Eu achei fantástico!Sou professora de 3 turmas, 1º, 4º e 5º anos. Mas faltam as letrinhas estrangeiras!

    Atenciosamente Cecília Frazão

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".