Outros projetos


O Universo das Novelas




A novela Cordel  Encantado vira objeto de estudo na sala de aula com a professora Gerlane Fernandes. A  TV São Francisco faz uma reportagem constatando os resultados.

O Universo das Novelas (Juazeiro – BA) – A iniciativa é da professora Gerlane Fernandes da Silva, que conseguiu emprestar às novelas um caráter pedagógico, interligando a vida cotidiana com a vida escolar por meio desse gênero televisivo tão popular no Brasil. A professora, da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, aproveitou a novela “Cordel Encantado”, da rede Globo, para ensinar mais aos seus alunos de EJA sobre o gênero literário cordel, sobre o movimento do cangaço, sobre a música popular brasileira (usando a trilha sonora da novela), entre outros temas. A professora iniciou o projeto realizando uma pesquisa de opinião entre os alunos, que depois foi estendida à comunidade, sobre suas preferências no universo da TV e sobre a viabilidade de usar a programação da tela como ferramenta escolar. O projeto ainda desenvolve nos alunos uma percepção mais crítica do cotidiano.
 
Fonte: http://www.s2publicom.com.br/imprensa/ReleaseTextoS2Publicom.aspx?press_release_id=25819#.T8uaSsX08g8




Vídeo documentário:
O Universo das novelas

Projeto: O universo das Novelas
Vídeo documentário com todas as etapas do projeto e depoimento dos alunos.
Professora: Gerlane Fernandes
Educação de Jovens e Adultos - EJA - III etapa
Escola Municipal Joca de Souza Oliveira
Juazeiro - BA


 EDUCADORA JUAZEIRENSE É DESTAQUE EM REVISTA  DE CIRCULAÇÃO NACIONAL
QUARTA-FEIRA - 06/06/2012 ÀS 14:30


Em email ao Blog o professor da Uneb Edmerson dos Santos Reis parabeniza professora da rede municipal de ensino que é destaque em revista de circulação nacional. Confira:
Gostaria de externar o meu cumprimento à professora Gerlane Fernandes, da Rede Municipal de Ensino em Juazeiro - BA, que depois de disputar nacionalmente a um prêmio com mais 2.000 concorrentes, ficou entre os cinco últimos e agora, mês de maio de 2012, é a estrela de uma matéria na revista Educatrix, da editora moderna, revista esta que circula com mais de 50.000 exemplares e traz na página 14, com destaque de reportagem, no quadro - Retrato - a matéria  - Vontade de aprender e inovar - toda construída a partir do trabalho desta jovem-educadora. 
Parabéns Gerlane, que não cansa de inovar e fazer sempre novas insurgência pedagógicas, quando o desafio é alfabetização, o compromisso com a sua prática educativa e com os seus educando, tendo sempre um papel fundamental na formação para cidadania. 
Parabéns também aos educandos e educandas que com ela têm construído essa nova forma de caminhar e de fazer a educação com sentido para os sujeitos da aprendizagem. Como diz a mesma na reportagem  "Vejo a sala de aula como um laboratório e quero sempre experimentar novos caminhos para que a aprendizagem aconteça" . Esse é o desafio posto a todos que estão ou que pleiteiam atuar nessa tão desafiante profissão de educador. 
Para acesso e download da revista para os que têm interesse em ler a matéria, ver site:http://issuu.com/ed_moderna/docs/educatrix2_digital#download 
Edmerson dos Santos Reis
Prof. Dr. Em Educação do Departamento de Ciências Humanas - DCH-III
Universidade do Estado da Bahia - UNEB





Juazeiro é finalista do Prêmio Vivaleitura 2011


Juazeiro está representando a Bahia no Prêmio Vivaleitura 2011, que concorre pela categoria 2 – “Escolas públicas e privadas” – O Universo das Novelas. A responsável é Gerlane Fernandes da Silva.
Experiências desenvolvidas por bibliotecas, escolas e entidades de 11 estados estão entre as 15 finalistas do Prêmio Vivaleitura deste ano. Escolhidos entre 1.865 inscritos de todo o Brasil, esses projetos disputam três prêmios de R$ 30 mil, um para cada categoria, que serão destinados às melhores experiências de promoção da leitura. A cerimônia em que serão revelados os vencedores e entregue a premiação será realizada em 10 de novembro, no Rio de Janeiro.
O Prêmio Vivaleitura, que tem edição anual desde 2006, se divide em três categorias: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas; sociedade, que reúne ONGs, empresas, pessoas físicas, universidades ou faculdades e instituições sociais. Estão entre os objetivos do prêmio democratizar o acesso ao livro, estimular a leitura e a formação cidadã, apoiar a criação e a produção literárias, e reconhecer iniciativas de escolas, bibliotecas e instituições.
Entre os 15 finalistas da sexta edição do Vivaleitura, São Paulo aparece com três projetos; Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Acre, com dois cada; Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Amazonas, Pernambuco e Amapá, com um projeto cada. Concorrem à menção honrosa José Mindlin, destinada a inscritos na categoria sociedade, dois projetos de São Paulo, dois do Rio de Janeiro e um de Curitiba. São critérios para a indicação a abrangência e qualidade do projeto, amplitude e articulação das ações. A menção honrosa do prêmio homenageia o bibliófilo José Mindlin (1914-2010).
A promoção é dos ministérios da Educação e da Cultura, a coordenação e feita pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha. O prêmio tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Criado no Ano Ibero-Americano da Leitura, em 2005, o prêmio é voltado para ações de incentivo à leitura em espaços escolares, bibliotecas, instituições, entidades e residências. (Fonte: upb.org.br)


Para saber mais acesse:
Prêmio Vivaleitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".