segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O mundo da Poesia

Décio Pignatari morre aos 85 anos de insuficiência respiratória

Décio morreu de insuficiência respiratória no domingo (2) de manhã. Corpo será enterrado hoje no cemitério do Morumbi, na capital paulista.

Morreu no último domingo (2), em São Paulo, aos 85 anos o poeta Décio Pignatari. Ele será enterrado hoje.
Décio era poeta, escritor, dramaturgo e professor. Ele publicou seus primeiros poemas em revistas, depois vieram os livros.  Com isso, deixou uma vasta obra acadêmica e literária.
O poeta era filho de imigrantes italianos e nasceu em Jundiai, no interior de São Paulo, em 1927.
Com os irmãos Haroldo e Augusto de Campos, lançou nos anos 50 o movimento de poesia concreta no Brasil, criando poemas onde a disposição das palavras na página também fala.
No livro "O que é Comunicação Poética?", o autor defendia que a poesia está mais perto da música e das artes visuais do que da literatura.
Décio também publicou artigos em vários jornais do país e criticava o crescimento desordenado das grandes cidades, como São Paulo.
“São Paulo já não tem mais design. É um pouco como Macunaíma, não tem mais caráter. No entanto, é um fantástico aglomerado urbano”, disse uma vez o poeta.
O escritor morreu de insuficiência respiratória domingo de manhã, por volta das nove horas. Ele estava internado desde sexta-feira, no Hospital Universitário de São Paulo.
Segundo a assessoria do hospital, Décio Pignatari sofria também de mal de Alzheimer. O enterro do corpo de Décio está marcado para 12h no cemitério do Morumbi.
 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".