segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rodadas de Poemas com Uili Bergamin


Obstinação
Uili Bergamin
 
pensar incomoda como andar à chuva
quando o vento cresce e
parece que chove mais
não tenho ambições nem desejos
ser poeta não é ideia minha
é apenas uma maneira de estar sozinho
e com todos ao mesmo tempo
mas se desejo, às vezes
por imaginar, ser cordeirinho
ou ser o rebanho todo
perdoem-me, sou falho

procuro esquecer o que aprendi
olvidar a lembrança
do que me ensinaram
e queimar os livros em que escreveram
todos os meus sentidos
então gozar emoções verdadeiras
descobrindo meu ser real
para tornar-me mais humano
e divino

assim vivo e escrevo
ora bem, ora mal
ora acertando o que quero dizer
ora errando
mas seguindo sempre em frente
como um cego teimoso
teimoso em descobrir a luz
só assim serei alguém
pois é exatamente assim que sou
filósofo, poeta, eu
o homem

Uili Bergamin nasceu em Bento Gonçalves- RS, no dia 02 de fevereiro de 1979. Destaca-se por sua escrita concisa, e pela busca das palavras certas, que encaixam perfeitamente ao texto. Bergamin é também colunista em jornais e revistas de circulação em Caxias do Sul e região, já publicou cinco livros, e ganhou mais de trinta prêmios literários a nível regional, nacional e internacional. Suas obras já são  adotadas pelas escolas da cidade e região.

Nesse momento ultrapassa as fronteiras entre a região Sul e o Nordeste do país com um Intercâmbio Poético no projeto “Aquele Poema”.

Para saber mais acesse:


Um comentário:

  1. Interessante a poesia do Uili, pelo menos na minha análise não tem rima, o que me lembra uma ironia de dois colegas meus, eles diziam: "poesia tem que ter rima e métrica...", retruquei para eles na época: - E onde fica a semana de arte moderna de 1922 que rompeu com essa premissa? Os dois insistiram mas não me convenceram, esta ai o Uili para comprovar isso, poesia tem que ter beleza nas palavras...

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".