terça-feira, 1 de maio de 2012

Rodadas de Poemas com Drummond

 

Salário


Ó que lance extraordinário:
aumentou o meu salário
e o custo de vida, vário,
muito acima do ordinário,
por milagre monetário
deu um salto planetário.
Não entendo o noticiário.
Sou um simples operário,
escravo de ponto e horário,
sou caxias voluntário
de rendimento precário,
nível de vida sumário,
para não dizer primário,
e cerzido vestuário.
Não sou nada perdulário,
muito menos salafrário,
é limpo meu prontuário,
jamais avancei no Erário,
não festejo aniversário
e em meu sufoco diário
de emudecido canário,
navegante solitário,
sob o peso tributário,
me falta vocabulário
para um triste comentário.
Mas que lance extraordinário:
com o aumento de salário,
aumentou o meu calvário!


Carlos Drummond de Andrade


Um comentário:

  1. Pertinente essa poesia para esse 1º de maio dia do trabalhador, percebe-se que a calça justa do trabalhador já existia desde a época de Drummond; ataques ao erário, inflação, o modo de vida frugal, a maior carga tributária nas costas do trabalhador e o ainda não justo salário! Pena, pena mesmo que essa situação ainda persiste para a classe que produz as riquezas deste planeta!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".