quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Rodadas de Poemas com Marisete Zanon


Poema encarcerado
Marisete Zanon
 



Te arranco palavra

da minha carne

da língua que cala

do fantasma escondido

no sótão gelado.

Te arranco palavra

dos meus dedos travados

dos umbrais castigados

pelos sons dessa alma.

Te arranco palavra

sangue carne viva

penas uma a uma

da asa de um anjo

que pede cicuta.

Te arranco palavra

do tédio do leito

que antes em chamas

por ti chamuscava.

Te arranco palavra

de maneira bruta

do meu peito cerrado

para que não esqueça

que de toda essa luta

o poema é alado...



Biografia
Nascida em São Paulo - SP em 23 de agosto de 1963. Aos 7 anos mudou-se com os pais para Porto Alegre. A mãe costureira despertou-lhe o gosto para a criatividade. Começou a fazer roupas de papel para bonecas também de papel. Desenhava e coloria personagens famosos dos desenhos animados e gibis. Seu talento sempre era premiado na escola. Com 16 anos participou da exposição do Colégio Ernesto Dornelles com pinturas em giz de cera e à lápis e recebeu o primeiro lugar. Começava o interesse pelas artes plásticas. Na literatura teve várias influências. O primeiro livro que considerou de impacto para sua vida foi " Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley. Escrevia desde os 12 anos de idade, mas começou a escrever com mais determinação aos 16, 17 anos. Como todo artista e escritora, passou por fases de introspecção. Ora as artes plásticas gritavam, ora a literatura, mas quase sempre as duas andavam juntas. Teve duas classificações entre os dez primeiros lugares em concursos de Foz do Iguaçu e o prêmio em nível nacional (terceiro lugar) de poesia Helena Kolody em 2003. Participou de Salões de circuito oficial de artes plásticas, obteve prêmios no salão do exército de Foz do Iguaçu. Realizou várias exposições individuais e coletivas. Trabalhou na escola de artes Renoirte     (lê-se Renoarte). Em 2008 lança o livro Um cordão de confissões e tem participação em várias antologias. Ex-integrante da ALEFI (Academia de Letras de Foz do Iguaçu) e atualmente trabalha para publicar seu segundo livro.

Nesse momento ultrapassa as fronteiras entre a região Sul e o Nordeste do país com um Intercâmbio Poético no projeto “Aquele Poema”.

2 comentários:

  1. Gerlane...Muito agradecida pelo teu trabalho e por você colocar a poesia como incentivo nas suas aulas e fazer desse projeto algo de valor para quem lê e escreve.
    Muito obrigada,
    Um carinhoso abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito amor contido, impregnado de vontades atadas, um cheio de lembranças de um tempo cálido e muito agradavel, mas que alguma coisa tornou monotono, inssoso... Existe também a porta da liberdade nele, as poderosas asas da imaginação! Linda e delicada essa poesia...

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".