segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rodadas de Poemas com Elisa Lucinda


Amanhecimento

Elisa Lucinda



De tanta noite que dormi contigo
 no sono acordado dos amores
de tudo que desembocamos em amanhecimento
 a aurora acabou por virar processo.
Mesmo agora
quando nossos poentes se acumulam
quando nossos destinos se torturam
no acaso ocaso das escolhas
as ternas folhas roçam
a dura parede.
nossa sede se esconde
atrás do tronco da árvore
e geme muda de modo a
só nós ouvirmos.
Vai assim seguindo o desfile das tentativas de nãos
o pio de todas as asneiras
todas as besteiras se acumulam em vão ao pé da montanha
Para um dia partirem em revoada.
Ainda que nos anoiteça tem manhã nessa invernada
Violões, canções, invenções de alvorada...
Ninguém repara,
nossa noite está acostumada. 

Biografia

 
Elisa Lucinda nasceu na cidade de Vitória, Espírito Santo, em 02 de fevereiro de 1958. Desde menina recitava poesias nas festas e acalentava o sonho de ser atriz. Neste período a mãe a matriculou no curso de interpretação teatral da poesia, de onde somente saio para estudar curso superior. Formou-se em jornalismo, em 1982, e começou a exercer a profissão como repórter e apresentadora de TV em Vitória; mas seus desejos de menina a conduziriam a trilhar outros caminhos. No ano de 1986 mudou-se para cidade do Rio de Janeiro, com planos de seguir a carreira de atriz. Firme em seu propósito ingressou no Curso de Interpretação Teatral da Casa de Artes de Laranjeiras (CAL). Trabalhou em diversas peças teatrais.
O primeiro trabalho de Elisa Lucinda em televisão foi na novela Kananga do Japão, no ano de 1989 na extinta Rede Manchete. Atuou nas novelas Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida, ambas de Manoel Carlos, exibida na Rede Globo, sua última novela foi Aquele Beijo de Miguel Falabela também da Rede Globo.
Sensível e talentosa dedicou-se a apresentações teatrais em formato de saraus poéticos. Brilhou nos espetáculos O Semelhante e Euteamo – ambos declamando poemas de sua autoria. Sua paixão pela poesia a motivou a criar no Rio de Janeiro uma associação de estudo de declamação que promove saraus – Escola Lucinda de Poesia Viva. Seu grande sucesso do teatro é a peça Parem de falar mal da rotina.
Publicou vários livros, entre eles: A Menina Transparente; O Semelhante; Coleção amigo Oculto; entre outros. Dona de uma trajetória vitoriosa, Elisa Lucinda é considerada uma artista completa por seu talento de envolver diversas artes em nome da poesia.

Para saber mais visite:

Um comentário:

  1. De boca aberta agora. Eu nunca tinha ouvido falar dela. Não assisto novelas e nunca tinha visto um livro dela, como pode? Mais uma vez professora Gerlane eu lhe agradeço por este Projeto que está aproximando as pessoas da arte, principalmente da literatura. Lindo o Trabalho de Lucinda!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".