sábado, 24 de agosto de 2013

O mundo da Poesia

Alexandre Borges traz a Salvador 

espetáculo Poema Bar

Eduarda Uzêda 

 João Vasco, Sofia Vitória, Borges e Mariana Moraes formam o elenco

Em clima de inverno, escutar poesias de poetas do porte de Vinicius de Moraes e de Fernando Pessoa é um excelente motivo para sair de casa. A boa nova é que o espetáculo Poema Bar, que celebra  a poesia dos poetas brasileiro e português, será apresentado  na sala principal do Teatro Castro Alves, sábado, às 21 horas, e domingo, às 20 horas.
Em cena, em trabalho diferenciado e intimista, está um dos mais versáteis e talentosos atores do país, Alexandre Borges,  ao  lado do prestigiado  pianista português João Vasco e das cantoras Mariana de Moraes, neta de Vinicius, e Sofia Vitória.
A montagem, que estreou em grande estilo em  Portugal - na Casa Fernando Pessoa -, entrou em cartaz, em seguida, na Alemanha, no Teatro Bühne derKulturen, em Colônia. A estreia para os brasileiros aconteceu em 2011.
"Me dei de presente este projeto que iniciei com o pianista João Vasco. Descobri Pessoa aos 23 anos, quando morava em Porto, Portugal, e sua poética me marcou muito. Depois de alguns anos, descobri Vinicius e me encantei com seus poemas, que transbordam amor à vida, às mulheres... Tudo com muita entrega", afirma Alexandre Borges, que, além de recitar, também assina a direção artística do espetáculo.
Oportuno, Poema Bar integra as comemorações do Ano de Portugal no Brasil e presta uma homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que completaria 100 anos em outubro de 2013. Em junho deste ano, Pessoa faria 125 anos.
Aconchego
O público que for assistir ao espetáculo verá Alexandre Borges recitando poemas - iniciativa pioneira na sua trajetória artística -, tendo fundo musical do pianista João Vasco, além das cantoras Mariana de Moraes e Sofia Vitória, que cantará fados.
A ideia é que o espectador seja levado a um universo que remeta à noite, à boemia, tudo de forma muito aconchegante e profunda. O ambiente deve ser de escuta, de deixar tocar o coração.
"Não é um espetáculo formal, nem  comercial. É leve, solto. Tento ler as poesias pensando na emoção que os poemas provocaram em mim, quando li pela primeira vez. O que quero é estimular as pessoas a ler cada vez mais estes poetas", acrescenta Alexandre. O ator revela que em determinado momento convida pessoas da plateia para ler as poesias.
O projeto tem mobilizado  alunos da rede pública para conhecer a obra de Vinicius de Moraes e Fernando  Pessoa. Em Salvador, em iniciativa elogiavel, a  organização do espetáculo entrou em contato com as escolas municipais e estaduais. Duzentos  alunos da Escola Parque, Kleber Pacheco, Iceia e Rui Barbosa foram contemplados.
Repertório
No repertório das poesias, o intérprete revela que recitará  O Soneto da Fidelidade, de Vinicius, e  Tabacaria, de Fernando Pessoa. Entre as canções estão Amor em Lágrimas,  Acalanto da Rosa  e Eu Não Existo Sem Você, de Vinicius de Moraes,  Tenho Dó das Estrelas, de Fernando Pessoa, e Eu Sei que Vou te Amar.
A atriz e  cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius, afirma  que no início  ficou temerosa  da reação das pessoas.  "Até por conta do sucesso de Alexandre na TV, tinha um pouco de medo que viessem apenas pela curiosidade. Mas tudo que é dito é tão bonito, tão forte, que as pessoas são arrebatadas. A poesia tem a força de concentrar as pessoas".
Mariana guarda muitas  lembranças do avô. "Ele morreu quando eu tinha 11 anos.  Uma das recordações é de que ganhei dele um gravador, porque ele sabia que eu gostava de cantar.   Ele era muito generoso com todos", afirma.
Filha do fotógrafo Pedro de Moraes,  Mariana lembra que Vinicius também tinha valores éticos arraigados. Ela conta que uma vez, seu pai, criança, pegou um chocolate de uma loja de posto de gasolina escondido. "Quando contou o fato, Vinicius, que já estava distante do local, retornou 40 minutos da estrada  e o obrigou a pedir desculpas ao  gerente", revela.


Um comentário:

  1. Gostei bastante do seu blog. Muito interessante, repleto de sentimentos. Parabéns, continue

    ResponderExcluir

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".