quarta-feira, 12 de junho de 2013

O mundo da Poesia

“POUSO DO VERSO” É LANÇADO NA EFEJ


Na noite da última sexta-feira (07), a Escola de Formação Continuada de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro (EFEJ) sediou o lançamento do livro “Pouso do Verso”, da poetisa juazeirense Sônia Alves e do autor Edmar Gomes, composto por Haicais – estilo literário que segue a regra das 17 sílabas poéticas – e poemas tradicionais. A iniciativa, que tem como objetivo sensibilizar os educadores e promover a reflexão, faz parte do projeto Cuidar Educador da Secretaria de Educação e Esportes e busca abranger não só os profissionais da área, como também a sociedade em geral.
A ideia do evento surgiu durante a abertura da exposição “Enigmas” do artista plástico Paulo Dourado que aconteceu no mês de maio em homenagem às mães. Naquela ocasião a poetisa decidiu que precisava lançar seu mais recente trabalho também em Juazeiro. “Acho muito positiva essa iniciativa da EFEJ de aproximar as artes, a cultura, a literatura e outras formas de expressão dos professores, pois ações como essa ampliam o olhar e a possibilidade de crescimento do ser humano e do profissional”, avaliou Sônia que desde a década de 70 mora no Rio de Janeiro, mas não esquece suas raízes.
Apesar de este ser o primeiro evento oficial de Sônia Alves na EFEJ, os laços entre os formadores e a escritora começaram a se formar no ano passado quando Gerlane Fernandes fez os primeiros contatos com ela através das redes sociais. “Nos conhecemos nos bate papos de grupos literários e logo depois Sônia veio participar do Seminário de Diversidade e Inclusão, oportunidade em que nos apresentou o livro ‘O Negro em Verso, Prosa e Poesia – Um Passeio pela História’, que trouxe uma grande contribuição acadêmica sobre o tema para os professores. Continuamos mantendo contato e esse lançamento é mais um fruto dessa parceria com o talento da juazeirense”, explicou a formadora e também amante da poesia.
Segundo a representante de Juazeiro no Fórum Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Neide Tomaz, a expectativa é de que a nova obra de Sônia contribua tão significativamente com a sensibilização e ampliação do conhecimento de mundo dos educadores quanto a anterior, que trata da invisibilidade intelectual do negro no país. “São livros voltados para o professor, que tem como objetivo promover um despertar sobre outros temas e assuntos que fogem ao dia a dia da sala de aula, mas que contribuem significativamente com a aprendizagem dos alunos, visto que os professores são os multiplicadores desses novos saberes nas unidades de ensino”, ponderou.
Na perspectiva da Diretora da EFEJ, Rosemar Duarte, o lançamento do livro foi mais uma iniciativa bem sucedida do projeto Cuidar Educador. “Nosso objetivo maior é o de tocar o coração e de promover um contato mais íntimo com os sentimentos, e para isso nós estamos trazendo as artes, como no mês anterior, e agora a poesia, que como os contos clássicos nunca morre, além de outras experiências. Por outro lado, também buscamos valorizar os artistas da terra e tornar público o trabalho desenvolvido por estes, pois além dos educadores todos os interessados podem prestigiar os nossos eventos que são abertos e gratuitos”, ratificou. Quem tiver curiosidade e quiser conhecer a obra da poetisa Sônia Alves, ou se informar melhor sobre o projeto Cuidar Educador, pode procurar a EFEJ, situada na Rua Agostinho Muniz, nº 1010, bairro São Geraldo, ou contatar através do telefone (74) 3611-1139. Os Haicais da poetisa tratam do Rio São Francisco, da cultura e do povo ribeirinho.



Fonte: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por participar deste blog.Volte e comente sempre!!!
Aqui você vai encontrar "Aquele Poema".